Novos Estilos de Combate para Rangers

O ranger icônico (normalmente um elfo) é um guardião dos ermos, armado com arco ou duas espadas. Entretanto, esta é uma classe que agrega diversos aspectos: o batedor, o explorador audaz, o caçador de monstros, o rastreador urbano, o domador de feras… Todos podem ser rangers e não necessariamente lutarem com arcos ou duas armas.

Requentamos aqui 4 novos estilos de combate para rangers, lançados originalmente na AdT 2.0. Como sempre, o material encontra-se revisado e melhorado.

A descrição da classe encontra-se no Tormentão, pgs. 69-71. Apresentamos também dois talentos novos, que estão indicados com * e são apresentados no fim do artigo.

Estilo de Combate: Bestial

Adotado por raças dotadas de garras, chifres ou cauda, o estilo bestial foca-se em aumentar o poder das armas naturais e na selvageria de múltiplos ataques. Este estilo é popular entre rangers licantropos, moreaus ou pertencentes a raças selvagens como antropossauros, trogloditas e centauros.

Estilo de Combate: no 2º nível, receba o talento Ataques Múltiplos (MCM, pg. 5).

Estilo de Combate Aprimorado: no 6º nível, receba o talento Arma Natural Aprimorada (MCM, pg.5).

Domínio em Estilo de Combate: no 11º nível, receba o talento Estraçalhar*.

Estilo de Combate: Chicote

O chicote é uma arma versátil e que exige habilidade e astúcia no manuseio. Adotado por domadores de feras e exploradores de florestas e ruínas, os mestres do chicote são peritos em desarmar e derrubar oponentes, manter feras à distância e realizarem incríveis feitos com esta arma, alcançando (e capturando) objetos distantes, atravessando precipícios e até desarmando armadilhas!

OBS: O chicote é uma arma exótica, exigindo que se adquira o talento apropriado para usá-lo.

Estilo de Combate: no 2º nível, receba o talento Acuidade com Arma.

Estilo de Combate Aprimorado: no 6º nível, receba o talento Perito em Arma (chicote).

Domínio em Estilo de Combate: no 11º nível, recebe o talento Ataque Preciso.

Estilo de Combate: Não Letal

Existem rangers usuários de um estilo de combate que visa incapacitar os adversários sem matá-los ou feri-los gravemente. Muitos são devotos de deuses que desencorajam tal atitude – como Allihanna, Marah, Lena ou Thyatis – enquanto outros são milicianos ou vigilantes mascarados que desejam que os criminosos sobrevivam para serem julgados pela justiça.

Apesar de serem treinados para não ferir letalmente com quaisquer armas brancas, os seguidores deste estilo dão preferência a armas de contusão: como o bastão acolchoado, o bordão, a maça e a tonfa.

Estilo de Combate: no 2º nível, receba o talento Ataque Piedoso (Guia da Trilogia, pg.18). Você não precisa cumprir os pré-requisitos deste talento.

Estilo de Combate Aprimorado: no 6º nível, receba o talento Desarmar Aprimorado.

Domínio em Estilo de Combate: no 11º nível, receba o talento Manobra Dupla*.

Estilo de Combate: Tiro

Apesar de ilegais, mais e mais rangers tem adotado a pólvora como arma nos últimos tempos, substituindo os velhos arcos e flechas. Caçadores apreciam o poder e a letalidade dos mosquetes, e por sempre vivendo nos ermos, não precisam se preocupar com a lei. Alguns rangers urbanos têm adotado pistolas por serem discretas e letais.

Estilo de Combate: no 2º nível, receba o talento Usar Arma Exótica (pistola ou mosquete).

Estilo de Combate Aprimorado: no 6º nível, receba o talento Rapidez de Recarga.

Domínio em Estilo de Combate: no 11º nível, receba o talento Mira Mortal.

Ranger anão - estilo de combate: tiro.

Ranger anão – estilo de combate: tiro.

Novos Talentos:

Estraçalhar (Combate)

Você ataca com garras, presas, cascos e chifres, retalhando seus inimigos com selvageria.

Pré-requisitos:  Ataques Múltiplos, bônus base de ataque +11.

Benefícios: Ao acertar um inimigo com dois ou mais ataques de armas naturais na mesma rodada, você causa 1d8 de dano extra para cada ataque adicional bem sucedido.

Manobra Dupla (Combate)

Você realiza duas manobras consecutivas contra o oponente, desestabilizando-o por completo.

Pré-requisitos: Des 17, Especialização em Combate, bônus base de ataque +11.

Benefício: Ao ser bem sucedido numa manobra de combate contra um alvo (Tormentão, pg. 216-217), você pode realizar uma segunda manobra de combate a sua escolha como uma ação livre e penalidade de -2 no teste.

Bastidores:

Os mais atentos devem ter notado que o estilo de combate de tiro é idêntico ao do swashbuckler. Eu não vejo problema nisto, já que samurais e rangers compartilham o estilo de lutar com duas armas. Por sinal, acho que o estilo de chicote apresentado aqui combinaria bem com swashbucklers.

O talento Estraçalhar é uma simplificação e generalização da habilidade especial Dilacerar apresentada no Manual de Criação de Monstros (MCM).

Essa republicação sofreu várias alterações no estilo de chicote, que agora está mais útil para quem quer brincar de Indiana Jones.

Agradecimentos ao Quaresma pela dica do Ataque Piedoso.

A imagem usada neste post pertence a  Blizzard.

4 thoughts on “Novos Estilos de Combate para Rangers”

  1. Pedro Henrique says:

    Adorei as ideias Edu, vou até permitir na minha mesa xD
    Pena que a galera se foca em dano e não ia querer usar o chicote, que é uma arma com pouco dano :/ mas os outros estilos estão ótimos! Continue assim, cara
    abraço

    1. Bruno Carvalho says:

      Cara, achei da hora essas variantes. Realmente muito boas.

  2. Xupim says:

    Muito legal ai as variantes. Acho que deveriam criar mais tipos para armas exóticas, onde a alma do combate, não é causar dano, mas sim desabilitar o oponente, com armas como Jiite (Ou a variante ocidental Swordbreaker), Chicote, e armas onde o próprio jeito de se atacar se faz diferente das armas naturais de um ranger, como as Garras (Já especificado ali), Armas pesadas como Machado e Clava de duas mãos, e mais singulares como Kusari-gama e Nunchaku são outros exemplos

    Muito legal a matéria, um bom começo para novas idéias!

  3. Pingback: Classe Variante: Ranger Urbano
  4. Trackback: Classe Variante: Ranger Urbano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: