Classe Variante: Ranger Urbano

De todas as classes básicas, o ranger é a mais fraca em ambientes urbanos (pior que o druida em muitos casos!) porque a maioria de suas habilidades é específica para ambientes selvagens. No entanto, existem membros desta classe que se especializam em aventurar-se pelas cidades. Conheçam agora a classe variante: ranger urbano!

Classes Variantes?

Classe variantes (conceito apresentado no Manual do Combate, pg.15) são versões ligeiramente modificadas das classes básicas, oferecendo novas opções dentro de uma temática que permite a maior customização dos personagens. Algumas destas variantes podem exigir pré-requisitos e impor algumas restrições, como as variantes para magos especialistas apresentadas no Manual do Arcano (mas este não é o caso do ranger urbano apresentado aqui).

Eventualmente, variantes oficiais de ranger serão lançadas num futuro suplemento voltado para classes especialistas (Manual do Malandro?). Curtam nosso ranger urbano até lá! 😀

Le parkour em cidades medievais!

Le parkour em cidades medievais!

Ranger Urbano

“A cidade é uma selva.”

Rangers são tidos como especialistas em sobreviver, rastrear e caçar nos ermos. No entanto, há entre eles os que veem as cidades como um verdadeiro ecossistema, com terreno, estilos de combate, rastreamento e sobrevivência próprios.

Também conhecidos como runners ou rastreadores, estes aventureiros são especializados em obter informações e contatos, podendo localizar alguém em meio à selva de pedra com a mesma maestria que um ranger normal segue rastros nos ermos. Estes tipos podem até mesmo providenciar abrigo e sustento para seus companheiros em plena metrópole, pois conhecem casas abandonadas, estalagens baratas, tavernas com sobras de comida…

Enquanto o ranger convencional costuma atuar como patrulheiro ou caçador em regiões selvagens, sua contraparte urbana atua como rastreadores de pessoas desaparecidas ou caçadores de fugitivos da lei, por vezes atuando como investigadores. Outros são criminosos habilidosos em escapar pelas ruas e becos das metrópoles, ou ainda vigilantes mascarados, combatendo o crime de cima dos telhados e à margem da lei.

Diferente das classes variantes do Manual do Combate, você pode optar por escolher todas ou apenas algumas das opções variantes. A descrição da classe ranger encontra-se no Tormenta RPG, pg.69-71.

Pontos de Vida: padrão.

Perícias Treinadas: padrão.

Perícias de Classe: pode trocar Adestrar Animais (Car) e Cura (Sab) por Diplomacia (Car) e Intimidação (Car).

Talentos Adicionais: Você pode trocar o talento Rastrear pelo talento Rastreio Urbano (apresentado no final deste artigo).

Habilidades de Classe Variantes

Empatia das Ruas: você recebe treinamento na perícia Obter Informações. Além disso, pode usar a perícia Sobrevivência em ambientes urbanos. Esta habilidade substitui Empatia Selvagem.

Inimigo Predileto (Organizações): ao invés de escolher um tipo de criatura como inimigo predileto, você pode escolher um tipo de organização: civil, criminosa, elitista, militar, mística ou sociedade secreta. Você recebe +2 nas jogadas de dano e testes de Diplomacia, Enganação, Intimidação, Intuição e Percepção contra criaturas associadas à organização do tipo escolhido.

No 5º nível e a cada cinco níveis seguintes você pode escolher um novo tipo de organização ou criatura como inimigo predileto, e seus bônus contra um tipo já escolhido (podendo ser o que acabou de escolher) aumenta em +2. Os bônus fornecidos contra criaturas e organizações não se acumulam.

Exemplos de Organizações:

  • Civil: guildas e cooperativas diversas, o conselho da cidade, associações de moradores, companhias e caravanas mercantes, universidades.
  • Criminosa: agiotas, máfias, quadrilhas, gangues, guildas de ladrões.
  • Elitista: cortes, nobreza e alta-sociedade.
  • Militar: exército, marinha, milícias, guarda da cidade, companhias mercenárias, ordens de cavalaria, grupos de elite como o Protetorado do Reino e os Cavaleiros do Corvo.
  • Mística: igrejas, círculos druídicos, cultos. Academia Arcana e outras escolas e associações de conjuradores.
  • Sociedade Secreta: as ligas de vigilantes da noite, a Guilda Sem Nome, os Pós-Mortais, agências de espionagem.

Terreno Predileto (Bairro): no 3º nível, ao invés de escolher um tipo de terreno você pode escolher um tipo de bairro: nobre, comercial, subúrbio, gueto ou periferia. Você recebe +2 na CA e testes de Conhecimento (local), Diplomacia, Furtividade, Obter Informações, Percepção e Sobrevivência quando estiver no tipo de bairro escolhido.

No 8º nível, e a cada cinco níveis seguintes, você pode escolher outro tipo de bairro ou terreno predileto, e seus bônus em um tipo já escolhido (podendo ser este que acabou de escolher) aumentam em +2. Os bônus fornecidos por terrenos e bairros não se acumulam.

“Guetos” são bairros étnicos ou raciais, enquanto “periferia” são bairros pobres e marginalizados. Embora sejam bairros raciais, favelas goblin são consideradas “periferia”.

Despistar: no 3º nível, ao invés de Tolerância, você recebe o talento Despistar (Valkária, pg.51) como um talento adicional.

Técnicas de Parkour: no 5º nível você pode escolher esta habilidade no lugar de Benção da Natureza, esta escolha não pode mais ser mudada. As magias citadas abaixo são consideradas técnicas extraordinárias, porém não mágicas.

  • Passement: no 5º nível, você recebe treinamento na perícia Acrobacia (caso já possua treinamento, recebe Foco em Perícia).
  • Saut: no 9º nível, você pode conjurar as magias queda suave ou saltar um número de vezes por dia igual a 1 + seu modificador de Destreza.
  • Passe Muraille: no 13º nível, você é considerado permanentemente sob o efeito da magia patas de aranha.
  • Éviter: no 17º nível, nada pode pará-lo! Com uma ação padrão, você pode se livrar automaticamente de uma manobra agarrar, magia ou efeito que restringem seus movimentos.

Caminho da Cidade: a partir do 7º nível você pode atravessar terrenos difíceis sem sofrer redução em seu deslocamento. Esta habilidade só funciona em ambientes urbanos e substitui Caminho da Floresta.

Rastreio Urbano Aprimorado: no 8º nível, você recebe +5 de bônus em testes de Obter Informações para localizar pessoas com Rastreio Urbano. Esta habilidade substitui Rastreador Eficaz.

Sem Pistas: a partir do 12º nível, é muito difícil localizá-lo em cidades se você não desejar. A dificuldade para localizá-lo com Rastreio Urbano aumenta em CD +10. Esta habilidade substitui Rastro Invisível.

Usando opções da classe original

Estilos de Combate: O estilo de combate não-letal é popular entre vigilantes ou agentes da lei, enquanto o uso de armas de fogo é difundido entre criminosos ou nas cidades onde estas armas são permitidas (veja estes novos estilos de combate aqui).

Vínculo Selvagem: Muitos rangers urbanos optam por um elo com o mundo selvagem (a cidade é uma selva oras), recebendo talentos de combate ou perícia, mas não chega a ser incomum rangers urbanos com companheiros animais, normalmente cães ou grandes pássaros raptores (corujas, águias, abutres, falcões).

Benção da Natureza: A maioria dos rangers urbanos opta pelas Técnicas de Parkour, mas há alguns poucos que escolhem ter magias. Estes rangers costumam a serem seguidores de deuses menores urbanos.

Rastreio urbano.

Rastreio urbano.

Novo Talento

Rastreio Urbano (Perícia)

Você pode descobrir a localização de pessoas escondidas ou desaparecidas dentro de comunidades.

Benefício: Você pode fazer testes de Obter Informação para localizar pessoas numa comunidade. A dificuldade e o custo variam de acordo com o tamanho da comunidade: CD 10 e 1d6 TO para aldeias ou vilas (pop. até 5.000), CD 15 e 1d10 TO para cidades (pop. até 40.000), e CD 20 e 3d6 TO para metrópoles (pop. acima de 40.000).

Você ganha +1 de bônus no teste para cada três criaturas no grupo sendo procurado e +5 se souber o bairro ou região onde o grupo se encontra. Você sofre penalidade -1 para cada dia desde o desaparecimento do grupo e -5 se o grupo estiver tentando agir discretamente.

Rastrear uma pessoa pode demorar um dia ou uma noite inteira. Se falhar você pode tentar novamente no dia seguinte (mas lembre-se que suas penalidades aumentam a cada dia).

Bastidores

Este artigo foi publicado originalmente em 08/01/2011 na AdT 1.0 para o tema “Cidades” da Iniciativa Tormenta RPG, recebendo algumas atualizações e ajustes nessa nova versão. Decidi manter a flexibilidade das opções, ao invés de adotar a rigidez das classes variantes do Manual do Combate (que não havia sido lançado naquela época).

As opções foram inspiradas na classe de prestígio Ranger Urbano, apresentada no suplemento Vectora, Cidade nas Nuvens; e também nas classes variantes do Pathfinder e do Unearthed Arcana. O talento Rastreio Urbano foi adaptado de Vectora, Cidade nas Nuvens.

A imagem de abertura é  propriedade da Wizards of the Coast, enquanto a imagem interna pertence ao jogo Assassin’s Creed III.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: