O que há de diferente na Edição Revisada de Tormenta RPG?

A história é conhecida da maioria: Tormenta RPG (Módulo Básico), trás as regras para jogar com o sistema Tormenta RPG, que surgiu a partir do velho D&D 3ª edição (Sistema D20), com algumas mudanças e melhorias.

A primeira tiragem do livro foi lançada em 2010 e esgotou em 2012. Conclusão: ao invés de simplesmente reimprimir o livro, a Jambô Editora resolveu lançar uma Edição Revisada, corrigindo os poucos erros e alterando algumas poucas (muito poucas) regras.

Esta não é exatamente uma resenha do livro, mas uma listagem das diferenças entre a edição original e a revisada. Para saber mais sobre o conteúdo do livro em si, confiram a resenha sobre a primeira tiragem de Tormenta RPG, no blog RPGista.

O que há de diferente?

A edição revisada acabou de chegar em minhas mãos. Admito que apenas conferi as mudanças indicadas pela resenha publicada na Dragon Slayer #40 e nos fóruns e redes sociais, portanto, algumas coisas podem ter escapado.

Em primeiro lugar, a Jambô corrigiu aquelas que, em minha opinião, foram as maiores “falhas” da edição original: a ilustração de capa pouco inspiradora (além de requentada) do casal lefou,  e a ausência de listas de magias e de um índice remissivo (que facilitariam MUITO a vida de mestres e jogadores).

Vamos as principais mudanças!

Capa: com bela ilustração inédita de Lobo Borges e Ricardo Riamonde. Eu preferia uma capa com ação (como a do Guerras Táuricas ou as de Pathfinder RPG), mas temos o padrão da Jambô de “1d6+1 PdMs fazendo pose pra foto”. Pelo menos não rolaram 2 lefous aleatórios desta vez, mas 6 personagem queridos do pessoal, sendo que 3 estão em destaque atualmente e os outros 3 aparecem nos romances.

Impressão: a nova edição que eu recebi parece um pouco mais escura na maioria das páginas e ilustrações. No entanto, algumas ilustrações (como a do bardo halfling) estão mais claras. Nada que prejudique.

O meu livro também veio com uma manchinha na pág. 145, provavelmente um erro na impressão.

Páginas extras: são 16 páginas extras. Destas páginas, 10 foram dedicadas a lista de magias no Capítulo 8, 4 para o índice remissivo e as 2 restantes para uma encorpada no Capítulo 11: Bestiário.

Novas ilustrações: o Capítulo 7: Equipamentos, conta com duas novas e melhores ilustrações de armas e armaduras (substituindo as antigas), mas continuamos tendo apenas algumas poucas armas e armaduras ilustradas.

Bestiário: alguns novos monstros foram incluídos: Aranha Gigante, Asa-Assassina, Kill’bone, Rato Gigante, Gárgula e Golem de Ferro. Além disso, algumas NDs foram ajustadas e a formatação dos tamanhos de fontes de títulos e subtítulos de alguns monstros foram corrigidas (embora ainda constem alguns erros, como no Dragão Venerável, cujo tamanho da fonte está maior).

Errata: praticamente todos os erros indicados na última errata publicada pela Jambô foram corrigidos, mas sobraram alguns:

  • Página 65, coluna da esquerda, “Corpo de Diamante”: o monge ganha esta habilidade no 11º nível, não no 9º nível (a tabela está correta).
  • Página 112, coluna da esquerda, “Domínio do Mal”: falta incluir devoto de Kallyadranoch nos pré-requisitos, como consta na descrição do deus no Capítulo 6 e na tabela da errata.
  • Página 112, coluna da direita, “Domínio da Viagem”: falta incluir devoto de Hynnin nos pré-requisitos, como consta na descrição do deus no Capítulo 6 e na tabela da errata.

Mudanças nas regras: Parece que algumas magias tiveram seus textos alterados para simplificação, melhoria ou equilíbrio das mesmas. No entanto, eu não fiquei conferindo e comparando uma a uma. Vamos falar das mudanças mais evidentes e divulgadas:

  • A raça lefou perdeu sua penalidade racial de -4 em Carisma, equilibrando-os com as demais raças.
  • A raça qareen teve seu traço racial “Desejos” reformulado para torná-lo útil tanto para magos como para feiticeiros. Agora, 1x /dia o qareen pode conjurar uma magia arcana que conheça sem gastar PMs (ou sem esquecê-la), desde que alguém tenha-lhe pedido pela magia na mesma rodada. Certa falta de clareza no novo texto resultou em estresse no fórum da Jambô quanto ao conjurador ter de conhecer e ser capaz de conjurar a magia pedida, mas isso parece algo óbvio, ao menos para mim!
  • A habilidade de classe “Ataque Chi” do monge sofreu uma pequena alteração: a partir do 10º nível os ataques desarmados passam a contar como armas de tendência do monge (Leal e Bondoso/Neutro/Maligno). Antes contavam apenas como ordeiras (Leal).
Diferença entre as capas da edição revisada e edição original.

Diferença entre as capas da edição revisada e edição original.

Novos erros

Ironicamente, já foram identificados dois erros (muito bobos) na Edição Revisada! São eles:

  • Página 30, coluna da direita, na caixa “Raças: Ajustes de Habilidade”: esqueceram de tirar a penalidade Car -4 dos lefou.
  • Página 63, coluna da direita, tabela do Mago: No 20º nível, consta que o mago ganha “Linhagem sobrenatural” como habilidade de classe. O correto é “Mistérios Arcanos”.

Estes erros, somados aos três erros não corrigidos da errata da edição original, tornarão necessária a criação de uma errata para a Edição Revisada. No entanto, são apenas 5 erros identificados até o momento! É muito chato vê-los na Edição Revisada, até porque são erros muito bobos, mas nada que justifique ódio.

Comprar ou não comprar?

Eis a questão. Se você já tem a edição original, não há NENHUMA necessidade em comprar a Edição Revisada, e ao meu ver a própria editora sempre deixou isso claro! As pouquíssimas mudanças nas regras irão constar na nova errata. Enviei um e-mail para a Jambô perguntando sobre o assunto (e informando os erros que descrevi), e eles me informaram que devem começar a trabalhar na nova errata semana semana que vem (e que também incluirá as mudanças em relação à edição original).

No entanto, assim como eu, você pode desejar adquiri-lo pela ilustração de capa e algumas melhorias microscópicas, além de uma lista de magias (que você pode baixar no site da Jambô) e um índice remissivo que quebram um bom galho.

Isso é consumismo, mas não é pecado (na verdade é sim, dependendo das suas crenças 😡 ). O importante é que você faça sua compra consciente do que está levando! 😉

No mais, parabéns a Jambô Editora, que ao invés de simplesmente republicar o livro, resolveu gastar um pouco de tempo e recursos para deixar o Módulo Básico ainda melhor.

Tormenta RPG – Edição Revisada

Jogo: Tormenta RPG (Módulo Básico).

Autores: Gustavo Brauner, Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, Guilherme Dei Svaldi e J.M. Trevisan.

Formato: 20,5 x 27,5 cm, 320 páginas, capa dura, PB.

Preço: R$ 79,90.

Link: http://www.jamboeditora.com.br/produtos/trpg-basicorev.htm

Capa da Edição Revisada.

Capa da Edição Revisada.

21 thoughts on “O que há de diferente na Edição Revisada de Tormenta RPG?”

  1. Slay Thundercloud says:

    Eu sei que eu não preciso desta edição, mas meu consumismo está gritando alto. COMPRE! COMPRE!

  2. Pedro Henrique says:

    Eu já comprei e não me arrependo, tem gnt que faz muito mimimi por nada ahha Lefou virou minha raça preferida agora xD

  3. Rodrigo Quaresma says:

    Eu já usava o lefou dano +4 e +2 em características, em vez de dois +2 xD Mas a única mudança foi só cortar o -4 de carisma? Se for, legal =o

  4. Gilmar says:

    Só um adendo que talvez tenha passado em branco: quando a raça qareen fala da habilidade "Desejo", o texto não especifica que funciona apenas com magia arcana. Ou seja, na teoria, um qareen poderia usar um desejo para lançar magias divinas.
    Com o qareen clérigo, samaritano ou druida sofrer com o "-2 em sabedoria" racial, creio que não seria problema o liberar essa habilidade para as classes divinas já que o texto não impede o seu uso.

  5. Edu Guimarães says:

    Valeu pelo toque Gilmar, me confundi por ficar olhando as duas edições simultaneamente (a ed. original especifica magias arcanas, mas a revisada não).

  6. Guilherme Svaldi says:

    Oi Edu,

    Valeu pelo artigo! Pedimos desculpas pelos erros que passaram… Semana que vem saí a errata e lista de mudanças no site da Jambô.

  7. Bob Nerd says:

    Eu tenho o manual básico, vou baixar as páginas extras que a Jambô vai disponibilizar e ser feliz! Vou investir no Mundo de Arton agora!

  8. Bruno Carvalho says:

    Nota 9,0 paa a Jambo pela iniciativa. Só não vai ser 10 por conta da bobeira. Sem falar que, na minha opinião, deveriam ter tirado algumas páginas. Mas no total do 9,0. Compraria se ainda jogasse RPG. saudades…

  9. @di_benedetto says:

    Eu compraria só pela capa, que chuta a bunda dos 2 lefous… mas prioridade agora é da caixa Mundo de Arton também.

  10. Aspenror says:

    Ola lera. sou fã de Tormenta porém meu sistema favorito ainda é o 3det. D20 é show! Parabéns ao blog pela matéria e seu blog faz parte da nossa lista de blogs favoritos. Visitem a gente! http://mundoaston.blogspot.com.br/

  11. André HP says:

    Convenceu! Vou comprar!

  12. Max Donitz says:

    Comprei, até porque e bom ter dois manuais na mesa, um fica comigo e outros com os jogadores!
    E também teve o consumismo!
    kkkkkkkkkkk

  13. Renan_Orange says:

    Edu, especifica qual nível da magia o Qareen pode utilizar sem gastar PM? Porque o que deu a entender posso fazer isso para qualquer magia que eu conheça independente o nível. Ou estou boiando?

  14. Edu Guimarães says:

    Não especifica. Desde que você conheça a magia, pode conjurá-la sem gastar PM, mas só 1x /dia e na mesma rodada de quem te fez o pedido. É semelhante a habilidade do item de poder dos magos (mas sem talentos metamágicos, pois o texto não menciona).

  15. tiago says:

    quem sao os personagens da capa , tipo um eu sei q e ingram outro vanessa , vlad quem sao os outros 3 ?

  16. Rafaiéu says:

    hãm… são 7 personagens na capa…. Da esquerda pra direita, em cima: o elfo negro estranho pra caralho, o Vlad, o Tarso (no ombro do Vlad), a Vanessa. Da esquerda pra direita, em baixo: Shivara, Ledd e Ingran

  17. Lohar says:

    Essa capa é muito melhor
    Salve morion

  18. Fly says:

    Engraçado, eu também comecei a mestrar aos 10 anos, no cenário de tormenta e nunca mais parei xD. Otimo artigo KEEP GOING.

    Parabens
    Fly

  19. Amanda says:

    Da hora em!

  20. Felippe says:

    Edu, estou mestrando de forma iniciante, estava acostumado ao antigo 3D&T e fiquei tempos sem jogar. Agora estou voltando aos poucos, mas com muita dificuldade para absorver as regras gerais e o desenrolar básico do Tormenta e do Old Dragon, comprei ambos. Meu WhatsApp é: (24) 999312454. Pode me dar um help? Abraços.

  21. Lucas Stalker says:

    Comprei o livro e admito que é ótimo! Além de bonitão :3 Apesar de algumas críticas, acho Tormenta RPG um sistema ótimo, simples e muito divertido! Vale muito a pena comprar ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: