Talentos Raciais para Goblins

Talentos raciais são um novo grupo de talentos, apresentados no suplemento Expedição à Aliança Negra. Estes talentos permitem aos personagens aprimorarem as habilidades e aptidões naturais de sua raça, por vezes despertando poderes adormecidos.

Segue o artigo requentado da Área de Tormenta 1.0 com 11 talentos raciais para você turbinar aquele seu goblin imundo, engenhoso ou covarde! Como sempre, o material foi devidamente revisado e melhorado, além de contar com dois talentos novos.

 

Novos Talentos

Ataque em Gangue (Racial /Combate)

Um goblin ou kobold não chegam a ser ameaça, agora muitos…

Pré-requisitos: raça goblin ou kobold.

Benefício: Você recebe +1 de bônus nas jogadas de ataque para cada aliado da sua raça adjacente a você (até um bônus máximo de +4).

Baloeiro Goblin (Racial /Perícia)

Você é um icônico baloeiro de sua raça, acostumado com batalhas aéreas e… hã… digamos… sobreviver a eventuais quedas.

Pré-requisitos: raça goblin, treinado em Ofício (baloeiro).

Benefício: Você recebe +2 de bônus nos ataques à distância quando dentro de um veículo em voo. Além disso, recebe apenas metade do dano provocado por quedas.

Engenhoqueiro Amador (Racial /Perícia)

Você é capaz de criar e usar pequenas engenhocas capazes de feitos incríveis. Estas engenhocas são complexas e instáveis, apenas você sabe manuseá-las e mesmo assim elas podem explodir na sua cara.

Pré-requisitos: raça goblin, treinado em Ofício.

Benefício: Você sabe construir e usar um número de engenhocas simples igual a 1 + seu modificador de Inteligência. Uma engenhoca simples é um item que emula os efeitos de uma magia arcana de nível 0, como uma lanterna (Luz), um rádio (Mensagem telepática), um braço mecânico (Mãos mágicas), um lança-chamas (Raio de fogo), etc.

Uma engenhoca simples requer um dia inteiro e material no valor de 10 TO para ser construída. Estes aparelhos são pouco seguros: existe a chance de 10% de explodirem quando usados, causando 1 de dano ao usuário e tornando-se imprestáveis.

O funcionamento de cada engenhoca é conhecido apenas por seu criador, exigindo que outros façam um teste de Ladinagem ou Ofício (CD 15) para utilizá-las. Se falhar por 5 ou mais a geringonça explode imediatamente!

Filho da Imundice (Racial)

Você elevou a resistência a doenças dos goblins a um nível sobrenatural.

Pré-requisitos: raça goblin, Con 15, 10º nível.

Benefício: Você é imune a doenças e venenos.

Jeitinho Goblin (Racial /Perícia)

Você é capaz de fabricar ou reparar itens em menos tempo e gastando pouco, mas com a baixa qualidade conhecida dos goblins.

Pré-requisito: raça goblin, treinado em Ofício.

Benefício: Você é capaz de fabricar ou consertar itens pela metade do custo e tempo normais (Tormentão, pg.88). No entanto, há 10% de chance de estes itens quebrarem a cada vez que forem utilizados.

Especial: Ao utilizar este talento em conjunto com Engenhoqueiro Amador, as chances de falha (e explosão) das engenhocas passam para 20%.

Manha dos Goblins (Racial)

Os goblins estão espalhados por todos os cantos, limpando valas, colendo lixo, rastejando-se pelos esgotos… Eles escutam sobre tudo e sobre todos, e você sabe usar esta preciosa rede de informações a seu favor.

Pré-requisitos: raça goblin, Car 12.

Benefício: Você recebe +2 de bônus em testes de Obter informação para cada 1% de goblins no total da população do reino onde você está (recebendo um bônus mínimo de +2 e máximo de +10).

Especial: População de goblins em cada reino (acima de 1%): Ahlen (2%), Deheon (4%), Fortuna (2%), Petrynia (5%), Sambúrdia (3%), Wynlla (2%), Yuden (8%), Zakharov (2%) e Lamnor (onipresentes). Goblins são raríssimos nas Mts. Uivantes e Lomatubar: nestes reinos você não recebe nenhum benefício. O mestre é livre para definir a percentagens diferentes de goblins em cidades e regiões menores, se desejar.

Baloeiro goblin: Um clássico desenhado por Érica Horita.

Baloeiro goblin: Um clássico!

Mestre Baloeiro (Racial /Perícia)

Você é um mestre baloeiro, capaz de sobreviver às piores quedas.

Pré-requisitos: raça goblin, 13 graduações em Ofícios (baloeiro), Baloeiro Goblin.

Benefício: A margem de ameaça de suas armas de ataque à distância aumenta em um ponto enquanto você estiver num veículo em voo. Além disso, você sempre recebe dano mínimo por quedas.

Muitas Ratazanas de Estimação (Racial)

Você é capaz de controlar muitas ratazanas de estimação.

Pré-requisitos: raça goblin, Sab ou Car 14, Ratazanas de Estimação.

Benefício: Você pode controlar um número de ratazanas igual ao dobro de seu modificador de Sabedoria ou Carisma (o que for maior).

Peste dos Ratos (Racial)

Suas ratazanas transmitem doenças.

Pré-requisitos: raça goblin, Ratazanas de Estimação.

Benefício: Os ataques de suas ratazanas, quando ferem o alvo, têm 50% de chances de transmitirem Febre do Esgoto (Tormentão, pg.226).

Ratazanas de Estimação (Racial)

Goblins urbanos tem grande afinidade por ratos e ratazanas, domesticando-os e podendo controlá-los através de guinchos e estalos peculiares.

Pré-requisitos: raça goblin, Sab ou Car 12.

Benefício: Você possui e comanda um número de ratazanas de esgoto igual ao seu modificador de Sabedoria ou Carisma (o que for maior). Você comanda as ratazanas com uma ação de livre, e elas começam com os seguintes truques básicos:

  • Carregar: A ratazana pode carregar objetos miúdos de peso insignificante.
  • Mover: A ratazana pode empurrar e puxar objetos miúdos que pesem até 1 Kg, movendo-se metade de seu deslocamento.
  • Atacar /Roer: A ratazana realiza um ataque básico corpo-a-corpo contra o alvo.

Ratazana: animal 1; N; tamanho Diminuto; desl. 6m; PV 4; CA 16 (+2 Des +4 tamanho); mordida +6 (1); Fort +2, Ref +4, Von +1; For 1, Des 15, Con 10, Int 1, Sab 12, Car 2; Perícias e Talentos: Furtividade +14, Percepção +5; Acuidade com Arma (mordida).

Especial: Você pode trocar estes truques por outros com a perícia Adestrar Animais (Tormentão, pg.82). Se alguma de suas ratazanas morrerem, você precisará gastar 1 dia inteiro treinando uma nova.

Ratazanas de Elite (Racial)

Graças a seu treinamento especial, suas ratazanas são mais inteligentes e fortes que ratazanas comuns.

Pré-requisito: raça goblin, treinado em Adestrar Animais, Ratazanas de Estimação.

Benefício: Suas ratazanas possuem Int 2 (podendo aprender até 6 truques), +1 nos testes de ataque e no dano, e podem empurrar /puxar objetos que pesem até 3 Kg. Treinar uma ratazana de estimação a nível elite leva 1 mês, sendo possível treinar várias ratazanas simultaneamente.

Bastidores

Este é um dos primeiros artigos que escrevi na AdT 1.0, e um dos meus favoritos. Nesta republicação foram feitas pequenas mudanças para simplificar ou balancear. Adicionei os novos talentos Ataque em Gangue e Jeitinho Goblin, e retirei o talento Chance dos Covardes (combo bobo para ataques furtivos).

Dificilmente um PJ vai adquirir níveis na CdP Baloeiro Goblin (apresentada no velho Tormenta D20 – Guia do Jogador), pois esta é uma classe muito restrita. Daí a ideia de transformar os aspectos mais legais desta CdP em talentos, de forma que o jogador possa aliar fluff e mecânica sem comprometer níveis de personagem

Já Ataque em Gangue é um talento poderoso, mas não é interessante para PJs, a menos que tenha dois ou mais goblins no grupo. É mais adequado para PdMs capangas, tornando-os uma ameaça por sua quantidade, mas facilitando o trabalho de um mago com magias de área.

Agradecimentos a Rodrigo Quaresma e Renan Orange pela revisão e opiniões.

As imagens usadas neste artigo são propriedade da Jaleco Ltd. (game Goblin Commander) e da Jambô Editora (excelente arte de Erica Horita).

5 thoughts on “Talentos Raciais para Goblins”

  1. Bruno Carvalho says:

    Cara, gostei muito do seu site. Não era muito chegado a Tormenta, mas depois da trilogia e do TRPG a coisa mudou. Como faço para ser colaborador ou coisa do tipo?

    1. Edu Guimarães says:

      Mande seu material para areadetormenta@gmail.com, se gostarmos, você se torna colaborador e publicamos.

      Você também tem que estar disposto a aprender a formatar um post (para que ele fique bonito desse jeito que todos curtem), não é algo complicado e nós ensinamos sem problema, mas nem todos estão dispostos a aprender.

      1. Bruno Carvalho says:

        Beleza então, sem problemas. O foco do material deve ser o sistema (TRPG), o cenário (Arton) ou ambos?

        1. Edu Guimarães says:

          Pode ser no universo de Arton (e além), pode ser só sistema TRPG, pode ser 3D&T, pode ser tudo isso combinado. Pode ser até algo diferente q vc ache q combine com o blog.

          Se preferir, mande uma proposta de material antes.

  2. Rafael "BlueSpirit" says:

    Fico feliz em ver o AdT novamente postando material!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: