Personagens: Groot

banner-groot

“Eu sou Groot!”

Muita especulação existe a respeito das origens de Groot. Seu fiel parceiro Rocket Raccoon (que por sua vez é um guaxinim falante fodão) conta que ele seria um ente das florestas de Naria – uma árvore tão antiga e sábia que foi abençoada por Allihanna com a capacidade de caminhar e falar – embora no caso de Groot ele conheça apenas três palavras (“eu”, “sou” e “Groot”, sempre nesta ordem). Após tornar-se amigo do guaxinim, Groot resolveu acompanha-lo em suas aventuras para conhecer mais sobre o mundo além da floresta e seus “estranhos animalzinhos bípedes”.

Apesar de seu tamanho e aparência abrutalhada, Groot é um “gigante gentil”. Contudo, sua boa índole não o impediu de conquistar infâmia ao lado do colega Rocket, cujos trabalhos e esquemas como mercenário e contrabandistas o envolveram em infrações das mais variadas. Recentemente a dupla juntou-se a um grupo de desajustados aventureiros planares, conhecidos como Guardiões dos Planos, e tem obtido certo renome protegendo Arton e o multiverso.

groot-cleanDiferente da maioria dos entes, Groot aprecia a confusão de cidades e tavernas sujas tanto quanto a tranquilidade dos bosques de onde veio. Seu fascínio pelas demais raças humanoides se reflete em sua própria aparência: moldando seu corpo lenhoso para ter proporções mais humanas, com poucos galhos e folhas (embora possa fazê-los crescer quando desejar). Esta aparência menos “arvoresca” e o fato de apresentar poderes diferente, leva alguns a suspeitarem que o suposto ente seria na verdade um experimento dos famigerados finntrolls, ou membro de uma raça vegetal de outro mundo.

Apesar do vocabulário limitado, algumas pessoas – como devotos de Allihanna e guaxinins falantes – parecem capazes de compreender Groot pela entonação. Devotos de Nimb também, ao menos é o que eles dizem!

Situação atual: Groot é conhecido por atuar como músculos/ planta de estimação de Rocket Raccoon, o acompanhando quase sempre. Por vezes ele se separa do guaxinim para resolver “assuntos de árvore”, ou ao menos é o que Rocket afirma. O que exatamente é um “assunto de árvore” ninguém sabe dizer, fazer fotossíntese talvez?

Groot (ND 15)

Monstro 18, Grande (alto), Neutro e Bondoso.

Iniciativa +9

Sentidos: Percepção +23, visão no escuro.

Classe de Armadura: 29 (+9 nível, -1 tamanho, +6 Casca Grossa, +5 natural).

Pontos de Vida: 234.

Resistências: Fort +16, Ref +11, Von +11, cura acelerada 5 /ácido ou fogo.

Deslocamento: 12m.

Ataques corpo-a-corpo: 2 pancadas +24/+24 (2d6+17, x2).

Habilidades: For 27 (+8), Des 10 (+0), Con 22 (+6), Int 8 (-1), Sab 14 (+2), Car 8 (-1).

Perícias e Talentos: Furtividade +5, Percepção +23; Arma Natural Aprimorada, Armadura Natural Aprimorada, Ataque Múltiplo, Ataque Poderoso, Casca Grossa, Foco em Arma (pancada), Trespassar, Trespassar Aprimorado, Vitalidade.

Alterar Corpo Lenhoso: Com uma ação de movimento, Groot é capaz de adaptar a forma de seu corpo vegetal, ele só pode manter uma adaptação por vez, podendo trocá-las com outra ação de movimento.

  • Armadura vegetal: enrijece sua pele recebendo +4 de bônus na CA.
  • Braços extensíveis: aumenta o alcance de seus ataques corpo-a-corpo para 9m.
  • Pernas extensíveis: suas pernas esticam até 6m, aumentando o deslocamento para 24m.

Folhas Luminescentes: Uma vez por dia, Groot é capaz de lançar pequenas folhas que iluminam tudo num raio de 18m.

Renascimento: Groot não morre quando seus PV chegam a um número negativo igual ou maior que a metade de seus PV totais, ao invés disso torna-se um broto. Nesta forma, possui 50 PV, tamanho Ínfimo, CA 18, está indefeso e incapaz de agir. Ele retorna a forma original em 1d6 dias. Caso o broto chegue a PV 0, Groot morre.

Trespassar Aprimorado: ao derrubar um inimigo com um ataque corpo-a-corpo (reduzindo seus PV para 0 ou menos), Groot pode realizar um ataque adicional contra outra criatura adjacente.

Tesouro: padrão.

Combate: como um bom tanque, Groot se coloca na linha de frente, protegendo seus aliados mais frágeis e contando com seus muitos PV e cura acelerada para resistir aos ataques inimigos. Em combates mais difíceis ele utiliza sua armadura vegetal para elevar a CA, mas noutras situações ele prefere se beneficiar de braços ou pernas extensíveis para atacar inimigos distantes, retirar-se ou alcançar rapidamente aliados em perigo. Seu talento Trespassar e seus dois ataques também o tornam uma máquina de moer unidades de criaturas. Lembre-se também que o tamanho Grande dá a Groot +4 de bônus em manobras, então use-as!

Todo sorrisos ao usar Trespassar Aprimorado contra uma unidade de soldados sakaarans.

Todo sorrisos ao usar Trespassar Aprimorado contra uma unidade de soldados sakaarans.

Ganchos:

  • Os Guardiões dos Planos foram capturados por um maligno rei titã, apenas Groot escapou, e agora procura aventureiros para ajudá-lo a resgatar seus amigos, mas será que o grupo será capaz de compreender o que o ente diz?
  • Um druida deu ao grupo a missão de carregar um simpático e indefeso brotinho dançante. Eles devem cuidar dele, e se conseguirem proteger o broto por 1d6 dias ganharão um poderoso reforço!
  • Groot foi aprisionado por um mago colecionador de espécimes raros, o grupo pode ter recebido de Rocket Raccoon a missão de resgatá-lo, ou encontra-lo por acaso.
  • Groot é na verdade o rei dos groots (Flora colossus) – uma raça vegetal do Planeta X de Arbória, o plano divino de Allihanna – uma ameaça paira sobre seus súditos e Groot precisa voltar a seu plano de origem.
  • Groot possui semelhanças com os nayansilvel (Bestiário de Arton Vol.2, pg. 89), uma raça de celestiais neladriel semelhantes a entes. Seria ele um celestial perdido em Arton?
  • “Eu sou Lefeu”. Groot foi corrompido pela Tormenta (vide abaixo), agora massacre os jogadores!

groot-lefeu

Groot Corrompido

Adicionamos a ficha de Groot o modelo “criatura da Tormenta” do Manual das Raças (pg.101). As estatísticas de Groot permanecem as mesmas, com as seguintes alterações:

ND 18, Tendência Caótica e Maligna

Sentidos: Percepção +27, visão ampla (não pode ser flanqueado), sentido sísmico 27m (apenas em áreas de Tormenta).

CA: 31.

Resistências: adicione imunidade à acertos críticos, dano de habilidade, doença, metamorfose, paralisia, petrificação e veneno, RD 15/mágica, resistência à energia (todas) 15.

Insanidade da Tormenta: qualquer ser inteligente (Int 3 ou mais) que veja Groot deve fazer um teste de Vontade (CD 19). Em caso de falha, sofre o mesmo efeito da magia confusão*. Em caso de sucesso, fica imune a esta habilidade por um dia.

Mente Alienígena: tentar ler ou estudar a mente de Groot exige um teste de Vontade (CD 19). Em caso de falha, a vítima sofre o mesmo efeito da magia confusão*.

*Se preferir, utilize as regras de corrupção e pontos de insanidade do Guia da Trilogia (pgs.123-126, e pgs.137-139).

Referências

Marvel Database – Biografia do Groot (Terra-616) (em inglês).

Wiki do Universo Cinematográfico Marvel – Groot (Terra-199.999) (em inglês).

Marvel 616 – Origens do Groot

Bastidores

Quanto a adaptação: adaptar o Groot foi um tanto complicado. Ele se assemelha a um ente em aparência e tendência, mas seus poderes de regeneração são mais semelhantes ao dos trolls. Acabei largando a ideia de turbinar um monstro já existente e criar uma ficha de monstro original, por assim dizer. A adaptação é baseada na versão cinematográfica e nos poderes demonstrados lá.

Sendo uma adaptação para monstro, tentei manter a ficha simples, com poucas habilidades especiais, mas se você desejar troque talentos pouco úteis como Armadura Natural Aprimorada e Vitalidade por outros como Ataque Poderoso Aprimorado e Atropelar Aprimorado.

Nas HQs: numa versão baseada nos quadrinhos, o Flora colossus teria mais níveis e poderia crescer para tamanho Enorme se desejar. Em algumas histórias ele demonstra poder sobre plantas (dê a ele a capacidade de conjurar a magia constrição como um meio-dríade do Manual das Raças, pg. 49). Recentemente ele também ganhou bizarros poderes cósmicos, atingindo facilmente os níveis épicos.

Nos quadrinhos (e talvez nos cinemas) Groot é supostamente um gênio, apesar do vocabulário limitado. Conhecedor de ciências avançadas aprendidas com os mestres arbóreos através de fotogênese, ele possui uma grande compreensão de engenharia quasi-dimensional super-posicional, seja lá o que isso significa.

NENHUMA ÁRVORE FOI FERIDA DURANTE A CRIAÇÃO DESTA FICHA

CONFIRA TAMBÉM NOSSA ADAPTAÇÃO DO ROCKET RACCOON!

Não podíamos terminar esse post sem um gif do Baby Groot!

Não podíamos terminar esse post sem um gif do Baby Groot!

As imagens utilizadas neste artigo são propriedade da Marvel.

3 thoughts on “Personagens: Groot”

  1. Pedro T says:

    Wow, Groot com o simbionte transformado em Groot lefeu. Por isso eu não esperava! Ótima adaptação.

  2. akhonotep says:

    Muito boa a adaptação !

  3. Edu Guimarães says:

    E olha que eu resolvi fazer na última hora! A imagem do Venom-Groot era convidativa demais para ser ignorada 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: