Ficha T Excel: Perguntas frequentes

Frequently Asked Questions (FAQ)

Em primeiro lugar, vamos esclarescer que a Ficha-T Excel é uma FICHA e não um character builder (programa de criação de personagens). Como qualquer ficha, você precisa dos livros para preenchê-la, e pode errar. A diferença é que esta ficha faz alguns cálculos e preenche alguns campos de forma automatizada. Eu tentei bolar textos de controle que irão avisá-lo que algumas coisas estão erradas, mas isto não o impede de cometer estes erros. Portanto, fique atento 😉

Vamos as perguntas (ou comentários que pedem esclarescimentos), mais frequentes:

P. Tenho duas (ou mais) classes conjuradoras, como faço para duplicar a página 3?

R. Clique com o botão direito do mouse onde estão as abas das planilhas. Selecione “mover ou copiar”. Selecione “Página 3” e marque o campo de “criar uma cópia”.

P. Não uso o método de pontos para geração de valores de habilidades, o que eu faço?

R. Nada. Apenas defina seus valores de habilidade segundo seu método escolhido. A planiha irá avisar que o personagem excedeu /não excedeu o limite de pontos, mas os valores serão usados nas demais planilhas normalmente.

P. Como faço para inserir uma imagem na Página 4?

R. Vá na aba “Inserir” >> “Figura”, e escolha a imagem.

P. O campo de “Classes” da página 1 está colocando mais níveis em classes do que indiquei na planilha “Classes, PV, BBA, Resistências”…

R. Você provavelmente mexeu nos botões e níveis épicos da planilha “Classes, PV, BBA, Resistências”. Para exibir estes campos, coloque nível acima de 21 e confira se você não colocou níveis épicos sem querer.

P. Possuo o talento Tradição Perdida, como faço para alterar a habilidade-chave para conjuração de magias?

R. Muito simples, basta ir na planilha “Classes Básicas” e alterar a habilidade-chave da classe básica. Atenção na hora de escrever o nome da habilidade!

P. A planilha permite que eu faça coisas absurdas como colocar mais níveis em classes do que eu realmente possuo!

R. Na planilha de classes, é possível colocar mais níveis em classes do que seu nível de personagem, mas geralmente haverá um aviso na planilha dizendo que há algo ilegal para orientá-lo. No mais, assumimos que os jogadores saibam preencher a ficha corretamente.

P. Como eu posso alterar as planilhas?

R. Todas as planilhas precisam ser desbloqueadas para alterção (Revisão > Desbloquear planilha). Além disso há uma planilha oculta onde a maior parte da mágica acontece. Para exibí-la clique com o botão direito na barra inferior (onde estão as abas das planilhas) e selecione “Re-exibir”.

P. Fiz uma nova versão da ficha, com melhorias e/ou modificações…

R. Podemos divulgá-la se desejar, ou dar dicas. Mande-nos um e-mail ou nos cace no facebook ou twitter oras!

P. Porque vocês não adicianaram as variantes de classes básicas na nova versão?

R. Porque são muitas variantes e iam tumultuar a planilha. Além disso, você pode resolver esse problema sozinho editando a planilha “Classes Básicas”. Por exemplo, se você quiser jogar com um Guerreiro do Estilo Colosso (Manual do Combate, pg.19), basta ir na planilha “Classes Básicas” e alterar os PV de 5 para 6 e desmarcar Adestrar Animais e Cavalgar como perícias de classe. (se quiser, adicione na caixa de talentos um texto com os pré-requisitos da variante). Quem sabe no futuro bolamos uma versão que consiga incluir as variantes sem causar tumulto…

One thought on “Ficha T Excel: Perguntas frequentes”

  1. Danilo says:

    pra onde mando e-mail com uma ficha com melhorias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *