Bestiário: Gorax

O Gorax é um monstro brutamontes de nível baixo, semelhante a um ogro ou troll, próprio para ser usado contra aventureiros de níveis iniciais. Este monstro aparece pela primeira vez na aventura A Mais Longa das Noites, para Reinos de Ferro.

Segue abaixo a adaptação dos goraxes para Tormenta RPG e para 3D&T Alpha. Para mais detalhes, recomendo o Monstronomicon, é um excelente livro, cheio de monstros legais e descrições detalhadas. Útil para qualquer cenário ou sistema.

Este artigo foi publicado originalmente no Área de Tormenta 1.0 em 24/08/10. Foi o meu primeiro artigo! 😀 Agora devidamente revisado para a nova versão do blog, com a adição de ganchos para aventuras.

Gorax

“Fedor de carniça, som de rosnados… não estou achando boa ideia entrarmos nesta gruta…”

– Wylt Pé-Peludo, halfling medroso.

Gorax são criaturas animalescas, com algum parentesco com ogros. Carnívoros ao extremo, eles costumam atacar aventureiros e viajantes incautos que invadam seus domínios, ocasionalmente atacando gado e outras criações de animais de fazendas próximas. Estes monstros são encontrados em diversos ambientes nos ermos (montanhas, pântanos, florestas, etc.), sendo comum entocarem-se em grutas, masmorras e estruturas abandonadas.

Diferente de ogros e outros monstros, gorax não são inteligentes o bastante para planejarem ataques organizados contra povoados, ou realizarem emboscadas elaboradas. Em muitos aspectos são quase animais, não sabendo falar ou usar armas.

Uma curiosidade sobre estas criaturas é seu fascínio por objetos brilhantes, sendo possível que ataquem uma pessoa apenas pelos “brilhosos” que ela carregue. Devido a este fascínio é comum encontrar moedas, joias e outros tesouros em seus covis.

Gorax Artoniano (ND 2)

Humanoide 4, Grande (alto), Neutro e Maligno

Iniciativa +6

Sentidos: Percepção +7, faro, visão no escuro 18m.

Classe de Armadura: 14 (+2 nível, -1 tamanho, -1 Des, +4 natural).

Pontos de Vida: 24.

Resistências: Fort +5, Ref +1, Von +2.

Deslocamento: 12m.

Ataques corpo-a-corpo:  mordida +7 (1d8+5) ou garra +7 (1d6+5) ou mordida +5 (1d8+5) e 2 garras +5 (1d6+5).

Habilidades: For 20 (+5), Des 8 (-1), Con 16 (+3), Int 4 (-3), Sab 10 (+0), Car 5 (-3).

Talentos: Treinamento em Perícia (Iniciativa), Ataque Múltiplo.

Tesouro: padrão.

3D&T:

Gorax Artoniano (5 pts): F3 [corte /perfuração*], H1, R2, A1, PdF0; 10 PVs; Sentidos Especiais [Faro e audição aguçadas, infravisão] (1 pt); Monstruoso (-1 pt), Inculto (-1 pt), Modelo Especial (-1 pt), Insano [Compulsão: objetos brilhantes] (0 pt).

*OBS: Ao atacar, o gorax pode escolher qual tipo de dano quer infligir: Garras (corte) ou mordida (perfuração).

Direto de Immoren Ocidental para Arton!

Direto de Immoren Ocidental para Arton!

Gorax de Megalokk

“O maior é o líder!”

– Rarathorn, o Brilhante.

Apesar de não possuírem cultos ou cerimônias, alguns gorax possuem uma ligação especial com Megalokk, deus dos monstros. Estes exemplares são maiores, mais maliciosos e violentos que seus irmãos. Gorax de Megalokk podem ser solitários, mas é comum que sejam encontrados liderando bandos de gorax comuns. Seu poderoso urro carrega uma parcela do poder do Deus dos Monstros, intimidando até mesmo caçadores veteranos.

Gorax de Megalokk (ND 4)

Humanoide 7, Grande (alto), Neutro e Maligno

Iniciativa +9

Sentidos: Percepção +10, faro, visão no escuro 18m.

Classe de Armadura: 18 (+3 nível, -1 tamanho, -1 Des, +4 natural +3 Casca Grossa).

Pontos de Vida: 42.

Resistências: Fort +6, Ref +2, Von +3.

Deslocamento: 12m.

Ataques corpo-a-corpo:  mordida +11 (2d6+10) ou garra +11 (1d6+10) ou mordida +9 (2d6+10) e 2 garras +9 (1d6+10).

Habilidades: For 24 (+7), Des 8 (-1), Con 16 (+3), Int 5 (-3), Sab 10 (+0), Car 6 (-2).

Talentos: Treinamento em Perícia (Iniciativa), Ataque Múltiplo, Arma Natural Aprimorada (mordida), Casca Grossa.

Dilacerar: Se o Gorax de Megalokk acertar um alvo com dois ataques de garra na mesma rodada, além do dano normal, causa 2d6+10 de dano extra.

Urro de Megalokk: Uma vez por dia, o Gorax de Megalokk pode soltar um poderoso urro. Todos os inimigos num raio de 18m devem ser bem sucedidos em um teste de Vontade (CD 15). Aqueles que falharem ficarão abalados por 3 rodadas (-2 em jogadas de ataque, testes de habilidade, perícia e resistência).

Tesouro: padrão.

3D&T:

Gorax de Megalokk (12 pts): F4 [corte /perfuração*], H2, R2, A2, PdF0; 20 PV, 10 PM; Sentidos Especiais [Faro e audição aguçadas, infravisão] (1 pt), Ataque Especial (1 pt), Ataque Múltiplo (1 pt), Poder Especial [Urro de Megalokk] (1 pt), Pontos de Vida Extras (1 pt); Monstruoso (-1 pt), Inculto (-1 pt), Modelo Especial (-1 pt), Insano [Compulsão – objetos brilhantes] (0 pt).

Urro de Megalokk: O Gorax de Megalokk solta um poderoso urro, todos num raio de 30m do gorax devem fazer um teste de Resistência, se falharem recebem -2 na FA por 3 rodadas. Custo: 5 PM.

*OBS: Ao atacar, o gorax pode escolher qual tipo de dano quer infligir: Garras (corte) ou mordida (perfuração).

Ganchos

  • Gorax são comumente usados como bestas de arena, principalmente em rinhas de monstros ou combates ilegais.
  • Há boatos de que a Aliança Negra utiliza gorax como tropas de choque, soltando-os contra os inimigos para destruir suas formações.
  • Um bando de gorax tem causado transtornos a uma comunidade agrária distante, atacando o gado ou mesmo aldeões. O bando parece ser liderado por um espécime particularmente forte e voraz, conhecido como “A Besta” entre os aldeões.
  • O grupo encontra um ou mais filhotes de gorax após matarem sua mãe. O que eles farão?
  • Um grupo de rebeldes radicais planeja soltar um bando de gorax aprisionados e famintos sobre uma cidade do Império de Tauron, exterminando tanto conquistadores quanto a “população colaboracionista”.

Bastidores

A ficha do artigo original de 2010 (bastante semelhante à original do Monstronomicon) estava muito fraca, Tormenta RPG havia acabado de ser lançado e ainda não tínhamos uma boa noção da ND dos monstros.

Nesta revisão aumentei o poder dos gorax para se ajustar as ND sugeridas, além de ter simplificado as fichas. No entanto, o conceito de monstro brutamonte e selvagem, com poucos recursos de combate, foi mantido.

Agradecimentos a Rodrigo Quaresma e Renan Orange pelas opiniões e revisão.

As imagens utilizadas neste artigo são propriedade da Privateer Press Inc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: