Super Ficha T, versão 2.0! Planilha de Personagem Auto-calculável (em Excel)

Salve Irmãos e Irmãs de Armas! Após inúmeros pedidos, estamos lançando a versão 2.0 da Ficha T!

Para quem perdeu o bonde, a Ficha T é uma planilha de personagem para TRPG feita em Excel, trazendo diversos cálculos automatizados (ou quase). A nova versão inclui ainda mais opções e automatizações, facilitando a vida de jogadores e mestres, além de capacidade de customização de dados para classes e CdPs.

  • Arquivo Microsoft Office Excel 2007-2013 (formato .XLSX)
  • Ficha completa com 4 páginas, para anotar tudo o que seu personagem precisa! 😀
  • Diversos cálculos automatizados, facilitando a construção da personagem. 😎
  • Ideal para jogos on-line ou com laptop/tablet com Office, mas também pode ser impressa em folha A4 sem problemas. 🙂

Atualização 14/09/2015:

A Ficha-T possui agora uma nova e melhorada versão.

Clique aqui para conhecer a versão 2.1!

O que há de novo na versão 2.0?

  • Antigos bugs concertados (em especial o da planilha de cálculo de habilidades).
  • Raças atualizadas segundo o Manual das Raças.
  • Nova planilha para calculo automatizado de PV, BBA e bônus de resistência com base em suas classes, CdPs e níveis épicos.
  • Possibilidade de anular a Constituição, para jogar com personagens mortos-vivos ou construtos.
  • Indicação de perícias de classe.
  • Contadores de munição.
  • Traços raciais preenchidos automaticamente.
  • Calculo automatizado de PM com base na sua classe conjuradora.
  • Possibilidade de adicionar informações de novas classes e CdPs.
  • Inclusão de um FAQ na planilha “SOBRE”.

Não deixem de comentar suas impressões sobre a planilha para que possamos continuar a melhorá-la! 🙂 Para evitar bugs, esta nova versão foi testada MUITAS vezes antes de ser lançada, inclusive por leitores que haviam nos mandado e-mails a respeito da planilha. No entanto, bugs podem ser mais traiçoeiros que Sszzaass, então se encontrarem um, por favor, avise-nos!

Screenshots:

screenshot_hab

Raça, Nível e Habilidades

Planilha para  geração de valores de habilidade pelo sistema de pontos. Nunca mais consulte a tabela da pag.27 do Manual Básico! Também permite aumentos de habilidade por nível e ajustes raciais, incluindo todas as 33 raças do Manual das Raças.

Classes, PV, BBA, Resistências

Classes, PV, BBA, Resistências

A grande novidade desta versão é a planilha para cálculo automatizado de PV, BBA e bônus de resistências baseado nas classes básicas e de prestígio do personagem! Incluindo todas as 18 classes básicas e as 77 classes de prestígio publicadas no momento (até a publicação do Manual das Raças).

Você também pode adicionar ao sistema mais classes de prestígio e classes básicas, seja de futuros suplementos ou inventadas para sua campanha! 😀

Página 1: Dados Principais

Página 1: Dados principais

A página 1 teve sua organização levemente alterada. Perícias de classe agora estão destacadas e as armas contam com campos maiores e contadores de munição. Houve também adição de um campo para indicação de modelos.

Página 2: Equipamentos, Talentos, Habilidades de Classe, Traços Raciais…

A página 2 também sofreu remodelação. A novidade é o preenchimento automático dos campos de traços raciais. Destaque também para o cálculo de carga (já presente na versões anteriores), que aplica automaticamente as penalidades em algumas perícias em caso de sobrecarga.

Página 3: Magias e Companheiro

Página 3: Magias e Criatura Aliada

A página 3 é dedicada as magias e agora conta com cálculo automatizado de PMs. Ela também indica os níveis de magia que os conjuradores são capazes de conjurar. Há também uma fichinha para criaturas aliadas (companheiros animais, familiares, montarias ou aliados fornecidos pelo talento Liderança).

Se você possui mais de uma classe conjuradora, é possível fazer cópias desta planilha para cada classe conjuradora que possuir (veja o FAQ da planilha para detalhes de como fazer isso).

Página 4: Role-playing

Página 4: Role-playing

Por fim a página 4 contém os dados para role-play, com histórico do personagem, aparência, dicas de interpretação, anotações, etc. Esta página foi baseada no sistema de criação de personagens do RPG Castelo Falkenstein e estou pensando em reformulá-la no futuro, talvez baseando-me no D&D 5ª edição. O que vocês acham?

Agradecimentos ao Renan Orange e ao Beto Gordo por terem me ajudado com os screenshots desta vez. Ao Douglas Zeratul pelas dicas em Excel, e aos leitores e amigos Matheus Ziderich, Moreau do Bode e Daniel Rocha pelo feedback.

Agradecimento especial ao leitor Bruno Carvalho. Foi dele o impulso e ideia de fazer uma nova planilha com automatizações dos PV, BBA e resistências, além da marcação das perícias de classe. Era pra ser uma parceria, mas acabei me enrolando e só agora terminei o serviço. Parte do crédito desta ficha é dele 🙂

34 thoughts on “Super Ficha T, versão 2.0! Planilha de Personagem Auto-calculável (em Excel)”

  1. Pingback: Ficha T: Planilha de Personagem Auto-calculável (em Excel)
  2. Trackback: Ficha T: Planilha de Personagem Auto-calculável (em Excel)
  3. Daniel Rocha says:

    FINALMENTE!!!!! Valeu brother!!! Estava sonhando com essa ficha finalizada!!! Parabéns!
    by Daniel Rocha

  4. Johnny Blade says:

    Ótimo trabalho!! Me deu até vontade de mestrar again! Segure meu Like!

  5. @dione_bruno says:

    o trabalho está excelente.

  6. Leonardo says:

    Excelente trabalho gurizada! Valeu mesmo!

  7. @PimeT800 says:

    Melhor planilha de TRPG que já encontrei na net. Faz praticamente todos os cálculos automaticamente. Muito boa mesmo.

  8. Karu says:

    Nossa, que planilha linda! Eu estava esperando algo que calculasse assim, muito bom trabalho.

  9. Caio says:

    Mais uma vez criando um excelente material. Minha mesa agradece !

  10. Kausnecro says:

    FIcou excelente mas senti a falta de alguma forma de colocar as modificações da formas selvagens para ver o "resultado", na ficha em si tambem não aparece as habilidades de classe que nós colocamos… e tambem não acho onde editar a idade… =§

    1. Edu Guimarães says:

      Oi Kausnecro! Tem um campo pra colocar idade na página 1.

      As habilidades de forma selvagem druida são complicadas de implementar à parte, mas não é impossível fazer uma nova planilha para a forma selvagem de druida, fica a ideia… 😀

      Com essa ficha 2.0, minha dica é usar a planilha de habilidades para adicionar ajustes como o de Brutalidade, e alterar o tamanho na página 1 para ver como ficam os stats (mas antes copie a fórmula que garante o tamanho de acordo com a raça, e a guarde). Eu gosto de usar um ou dois campos de armas para escrever ataques com forma selvagem, e também uso os campos de anotações nas páginas 2 e 4.

  11. Andre Oliveira says:

    CARA FICOU MUITO BOA MESMO, MAS ACHO Q FALTOU UMAS COISAS^^
    1 o kg dos equipamentos nao tao sendo somados na carga, so oos da area de itens magicos.
    2 senti a falta da pag q tinha na anterior de equipamentos pq era muito boa pra administrar a riqueza dos PJ
    3 seria interressante colocar modelos, no memso formato das raças, entende? (na versao anterior eu coloquei e ficou muito bom)

    no mais ela ta muito boa

    1. Edu Guimarães says:

      Olá André 🙂
      (1) O problema dos equipamentos é que vc tem que definir a quantidade de todos em no mínimo "1" para que seu peso seja contado. É algo a se pensar em melhorar no futuro.

      (2) A planilha complementar para equipamentos ficou de fora nessa nova versão pela dificuldade em comunicá-la com a página 2. Talvez role uma reformulação no futuro, mas por hora use a da versão anterior <a href="http://(http://www.4shared.com/file/mLaXg0so/FichaT_v102.html)” target=”_blank”>(http://www.4shared.com/file/mLaXg0so/FichaT_v102.html). Também é possível copiá-la da versão anterior e adicioná-la como planilha na nova versão.

      (3) A ideia dos modelos está anotada pro futuro (vc é a 2ª pessoa q conheço que modificou a FichaT anterior pra isso). Eu costumo ver modelos como exceções que podem ser facilmente adicionadas no campo "outros modificadores", por isso ficaram de fora. Se quiser modificar a ficha, sinta-se livre, inclusive se tiver dúvidas sobre a engine, mande-nos um e-mail.

  12. Caio says:

    Agora não sei se encontrei um problema ou eu que não sigo as regras corretamente mas… na página de habilidades, quando se passa do valor 14 para o 15 ele usa 2 pontos de habilidade e não 1, 15 pro 16 2 pontos, 16 pra 17 3 e sucessivamente…

    1. Edu Guimarães says:

      Esta correto, os valores mais altos gastam mais pontos de habilidade mesmo (veja Manual Básico, pg.27). Ter uma hab 18 o deixa bem mais poderoso do que ter 4 habs 12.

  13. Rafael says:

    Minha ficha não tá permitindo colocar o +2 em duas habilidades dos humanos =(

    1. Rafael says:

      Fica dando "Não é possivel alterar celulas protegidas" ou algo assim

      1. Edu Guimarães says:

        Estranho Rafael, testei a ficha e está normal. Do lado da caixa onde se seleciona as raças, há um texto "RECEBA +2 EM DUAS HABILIDADES" e duas caixinhas numeradas como "1." e "2.", você pode selecionar as habilidades que receberão o bônus nestas caixinhas 😉

        1. Waldir says:

          Acrescentei uma nova raça similar a humanos e não está gerando os modificadores, gostaria de saber como faço para corrigir, eu ja tentei de diversas formas inclusive copiei o humanos na pasta engine alterei o nome e alterei as formulas na 1ª aba mas não da certo

  14. Louco Furioso says:

    O segundo modificador de habilidade dos lefou não está funcionando: a planilha não soma o modificador de +2 na habilidade escolhida.

    1. Edu Guimarães says:

      1º bug!!! :@

      Estou fechando uma versão 2.1 concertando este bug e um outro que identifiquei por acaso (tamanho para novas raças). Obrigado por nos informar! 😀

      1. Louco Furioso says:

        Imagina, eu é que agradeço pela resposta! 😀

        Em tempo, lá vai mais um bug. Parece que tem um errinho na fórmula para calcular os PVs totais, na planilha de "Classes, PV, BBA, Resistências". A fórmula está somando os PVs adicionais por mod. Con no 1º nível, mas não nos níveis seguintes: o valor na célula "Con" não se altera, mesmo aumentando o nível do personagem.

        Imagino que esse aí vai ser um pé no **** para corrigir, sobretudo graças àquela maldita regra para níveis épicos onde você não recebe mais PVs adicionais por mod. Con após o 20º nível. Assim, desde já peço desculpas por estar dando MAIS trabalho ainda para vocês. De resto, continuem com o excelente trabalho! 😉

        P.S.: Sem querer ser AINDA MAIS mala mas já sendo, vocês "comeram" um R na Página 4, onde está escrito "Pricípios". :p

        1. Louco Furioso says:

          Pessoal, esqueçam o que eu disse sobre o bug acima, eu é que tinha esquecido de aumentar o nível na planilha "Raça, Nível e Habilidades". :p

          Me desculpem pelo transtorno!

          1. Edu Guimarães says:

            Fique tranquilo Louco, aliás, obrigado por atentar ao erro de digitação na Página 4.

            Abraço! 🙂

  15. Sulfure Away says:

    Fala pessoal, no campo “DEFINA SUA IDADE” não tem aquele trequinho para mostrar as opções disponíveis. Vi que a tabela existe na aba “Engine”, então se colocar o valor manualmente a planilha identifica. Algum de vocês sabe como coloca aquela setinha? Igual a que existe para as raças? Valeu!

    1. Edu Guimarães says:

      Oi Sulfure, não sei se entendi sua dúvida. Testei a ficha e o campo "DEFINA SUA IDADADE" está funcionando normalmente, com 4 opções (Jovem/Adulto, Maturidade, Meia-idade e Velhice). Aconselho a baixar a ficha novamente e verificar.

      De qualquer modo, essa setinha e listas são inseridas da seguinte forma: vá em Dados -> Validação de Dados, escolha a opção "Lista", e no campo "fonte" digite "=LISTA.idades". Deve dá certo.

      1. Sulfure Away says:

        Valeu, Edu!
        Refiz o download e continuou da mesma forma, mas seguindo suas orientações consegui corrigir. o/

  16. Arkan says:

    Não teria como aumentar o numero de Pontos a ser usado na distribuição inicial?

  17. Ruy says:

    Que ficha top! PQP!
    Vcs estão de parabéns!
    Eu sei exatamente como é dificil criar algo assim.

  18. Rafael Seabra says:

    Muito obrigado! Ótimo trabalho.

  19. Bruno says:

    Para a próxima versão:

    -Não esqueçam o Guerreiro Colosso.
    -Acho que uma lista de talentos não ia mal.
    – tinha que ter um quadro especifico para a redução de dano.

    1. Edu Guimarães says:

      Olá Bruno! Sugestões anotadas (embora uma lista de talentos seja muito complicada).

      O Guerreiro Colosso e demais variantes ainda vão ficar de fora da próxima versão (2.1), porque exigem uma remodelagem das planilhas. No momento, você já pode adicionar as características dessa e de outras variantes que vá usar na planilha de classes.

  20. Kinze says:

    Enfeitiçar pessoa

  21. Daniel Sornoski says:

    Boa tarde,
    Pessoal, identifiquei um erro na planilha com relação a criação de novas classes / classes variantes.
    Há um talento em tormenta o qual permite que a conjuração de magia seja feita por um atributo diferente, que é o Tradição Perdida.
    Na planilha é possível alterar por exemplo que o feiticeiro use sabedoria e não carisma, porém apenas se feito isso na linha 31, em qualquer outro lugar da erro.
    Outra coisa seria a seleção do atributo, por exemplo não permite que seja escolhido Destreza, Foça ou Mesmo Constituição, sempre que tento apresenta erro.
    Como a planilha é trava por senha, não tenho como corriger o hlookup ou vlookup em questão.
    Quem puder ajudar agradeço desde já.

    Att,
    Sornoski

  22. Fugita says:

    Pessoal, estou montando um sistema e queria dicas pra conseguir editar uma ficha boa assim, porém mais simples. Como aprendo? procuro mas não acho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: